Eu chamaria esta situação de
COMPLICADA!
Parreira tinha na sua mão um "quadrado mágico" cuja principal magia depois da estréia foi fazer sumir o futebol da Seleção Brasileira.
Conclusão: um magérrimo 1x0 contra Croácia e Ronaldo está gordo.
- Não, foi o nervosismo da estréia, foi o peso do favoritismo. Precisamos fazer uma nova tentativa. No segundo jogo, pequenas mudanças táticas, Ronaldinho jogando mais livre mas ainda não na posição que joga no Barcelona, alguns testes.
Segundo jogo e uma vitória "magra" de 2x0 contra Austrália.
Conclusão: é, Ronaldo realmente está gordo!
Já classificado, joga com a oportunidade de colocar os reservas contra o Japão, poupando aqueles que têm cartão amarelo em mais um teste com a desmontagem do quadrado pela saída de Adriano.
Conclusão: um passeio com vitória por 4x1, Ronaldo não está tão gordo e o quadrado não funciona.
Nas oitavas-de-final como primeiro do grupo, o desafio agora é jogar cada partida num mata-ou-morre que é a realidade das etapas até a grande final.
Para Parreira, cabe a decisão de escalar o time com duas opções:
a) conforme os dois primeiros jogos, arriscando perder e ser criticado por ignorar um esquema tático diferente usado contra o Japão e que provou ter dado certo;
b) escalando alguns reservas (Juninho, Robinho, Gilberto Silva, Cicinho...), arriscando perder e ser criticado pelos "titulares" com a alegação de que o time estava fase de ascenção merecendo retorno ao time;
Ao contrário do que todo mundo pensa, Parreira está de olho...
Minha opinião é de que a troca dos laterais
Cafu e
Roberto Carlos por Cicinho e Gilberto é um
quid-pro-quo. Ou seja, no coloquial, trocar "seis por meia dúzia". Salvo alguns lances fortuitos (gol de Gilberto, alguns cruzamentos e apoios no ataque), não foram eles que garantiram a facilidade no jogo contra Japão, nem os dois velhinhos comprometeram os resultados anteriores, então tanto faz.
A lesão de Robinho complica um pouco, mas algumas alterações são meio óbvias: sai Émerson entra
Gilberto Silva; sai Adriano e entra
Juninho. O meio-campo fica perfeito e
Ronaldinho Gaúcho pode ainda subir para apoiar o ataque, papel que desempenha com perfeição no Barcelona.
Esta é a escalação para amanhã: Dida, Cafu, Juan, Lúcio e Roberto Carlos; Gilberto Silva, Zé Roberto e Juninho; Ronaldinho, Ronaldo e Kaká (ou o contrário, se preferirem pois a ordem não interessa tanto).
Neste esquema não tem prá ninguém. Se parreira está de olho (primeira foto), Ronaldinho Gaúcho também (segunda foto)...
Time pronto para pegar Gana.
E com muita gana!