Friday, May 26, 2006

Inglaterra Apanha

Olha o cabelinho do Beckham. Deve ter sido a bola que cruzou raspando a trave no jogo Inglaterra 1 X 2 Bielo-Rússia.
Isso mesmo, um dos favoritos do Sr. Sucker (veja o post anterior) falhou feio. Primeiro porque jogou pouco; segundo porque subestimou o adversário que veio prá estragar a festa - ainda que tenha jogado um pouco duro demais; terceiro porque levou um azarão no tiro de meta do goleiro - terceiro goleiro, diga-se de passagem.
Aliás, Robert Green se machucou feio e pode ficar fora do mundial. Lamentável para qualquer um a esta altura e mais um para a lista dos possíveis cortados.
Lembrando que qualquer substituição de jogadores selecionados será válida até a estréia. Lembram do Émerson em 2002?

Ronaldo X Balança

Após os primeiros treinos, o médico da Seleção Brasileira José Luiz Runco disse que os boatos sobre o peso do Ronaldo Nazário não passam de especulação.
O fato é que o jogador esteve parado por 45 dias no Real Madri por contusão. Agora Moraci Sant'Anna vai desenvolver com ele um trabalho específico para colocá-lo no peso ideal.
"Ele está perto do ideal e o percentual de gordura dentro de um limite aceitável", disse Parreira. O técnico também acha que até será mais fácil colocar Ronaldo em forma nesta Copa do que foi na anterior, na Coréia e no Japão.
Runco também disse que o grupo para a Copa de 2006 está em melhor condição do que o de 2002. Naquela ocasião, dois jogadores, Ronaldo e Rivaldo, haviam passado por cirurgias pouco antes da competição.
De acordo com os registros oficiais da FIFA, Ronaldo ganhou 5kg desde a Copa de 2002.
Na Copa da Coréia e Japão, pesava 77kg enquanto que na Alemanha está com 82kg. Nestes últimos 4 anos Ronaldo teve uma série de lesões que prejudicaram o ritmo e privilegiaram o aumento de peso.
Vamos acreditar que o "quadrado mágico" possa funcionar de forma condizente nos seus 4 lados. Para isso, Ronaldo e sua turma têm apenas 18 dias para ficar em forma e adquirir o conjunto para fazer valer o título de favoritos.

Thursday, May 25, 2006

Ai, que mêda!

O atacante australiano John Aloisi, do Deportivo Alavés, disse nesta sexta-feira que "adoraria ganhar do Brasil" na partida válida pelo Grupo F da Copa 2006 para mostrar a Ronaldo que a Austrália "não tem apenas um jogador".
O atacante brasileiro "ofendeu" os australianos em abril ao dizer a uma revista que não conhecia nenhum dos jogadores da Austrália, exceto "o que joga pelo Osasuna", referindo-se ao ex-clube de Aloisi.
"Adoraria ganhar do Brasil e mostrar a Ronaldo que não temos apenas um jogador de futebol na Austrália", disse ele.
Aloisi, que converteu o último pênalti contra o Uruguai na partida que deu à Austrália a classificação para o Mundial, está entusiasmado com a chance de enfrentar a Seleção Brasileira.
"O Brasil é, provavelmente, a melhor equipe do mundo, mas os brasileiros têm tudo a perder e nós, não. Toda a pressão está sobre eles", acrescentou.
A Austrália enfrentará o Brasil em seu segundo jogo do Grupo F, que será disputado em Munique, no dia 18 de junho.
A estréia dos australianos na Copa será contra o Japão, no dia 12 de junho, em Kaiserslautern. A seleção fechará a primeira fase contra a Croácia, no dia 22.

Matéria do Terra, em em 19/05.
Quando soube da notícia que Aloisi quer ganhar do Brasil, provavelmente Ronaldo não conseguiu dormir... Olha a foto da figura. Ontem não jogou porque estava machucado.

Grupo F

Como disse, precisamos conhecer melhor o Grupo F e seus desafios para saber para quem torcer mesmo nas demais partidas.
Além de Brasil, Austrália, Croácia e Japão (ordem alfabética) irão disputar 2 vagas para a fase seguinte.
Supondo que o Brasil seja um dos classificados, sobra uma vaga para ser disputada por Croácia e Japão. Considero Austrália fora da disputa.
Na prática, o confronto direto Japão e Croácia será a decisão do outro classificado no grupo, independente se em primeiro ou segundo lugar.
Japão abre o grupo contra a Austrália. Uma vitória brasileira sobre a Croácia, o que não seria nenhuma surpresa, pode deixar o selecionado croata abatido para sua segunda partida contra Japão, um fator que o grupo de Zico precisa tomar em seu favor.
Como Japão joga a última partida contra o Brasil, este jogo poderá ser festivo, o que Zico e sua turma estão loucos para que aconteça.
Óbvio que eu considero o Brasil favorito a uma das vagas. Nem poderia ser diferente.
Também não poderia ser diferente com Croácia que vem com todo o gás para cima dos canarinhos, cujo "tropeço" em bater os atuais campeões poderá desmotivar aquele selecionado para o confronto com Japão no segundo jogo. Japão vem de sangue doce de uma vitória contra a Austrália (alguém duvida disso?).
Ou seja, o Grupo F reserva grandes emoções. Prepare a cerveja e o churrasco (o segundo jogo é num domingo às 13:00) pois será (mais) um ano para ficar na memória de todos os brasileiros.

Austrália X Grécia

Mais um adversário do Brasil na primeira fase apresentou as armas. Desta vez foi a Austrália.
Ao se despedir da torcida, a seleção da terra dos cangurus venceu hoje a Grécia, atual campeã da Eurocopa (ganhou em cima do Felipão em 2004, lembram? Foto de Figo ao lado sendo gozado por um grego).
O jogo de hoje foi em Melbourne, capital do estado de Vitória, com a casa cheia.
O gol saiu aos 15 minutos do primeiro tempo, num chute de Skoko (este é o nome da fera!) sem chance para Nikopolidis, goleiro da Grécia.
Falando em goleiro da Grécia, acho que ele foi a principal atração do jogo, já que o futebol foi lamentável. Antonis Nikopolidis é a cara do Lulu Santos, especialmente quando visto de longe pela TV. Dá uma olhada na foto prá conferir. O no site dele é http://www.nikopolidis.gr/.
"Garota eu vou prá Califórnia".
Provavelmente ele vai acompanhar os jogos da Copa vivendo a vida sobre as ondas na Califórnia pois a Grécia não se classificou.
A Austrália ainda joga contra Holanda e Liechtenstein antes da Estréia contra o Japão.
Depois comento mais sobre o grupo do Brasil (Grupo F) que, além de Austrália, tem Croácia e o Japão de Zico.

Wednesday, May 24, 2006

Croácia e Sukker

O Brasil que se cuide. A Croácia fez um amistoso ontem com a Áustria e venceu por 4 a 1, gols de Klasnic (2), Babic e Balaban.
Embora a Áustria não esteja na Copa deste ano, o bom resultado deve servir de alerta para a seleção de Parreira que enfrenta o selecionado croata no dia 13 de junho, pela primeira fase da Copa da Alemanha.
A Croácia joga mais pelo lado direito e portanto deverá sobrecarregar Roberto Carlos e companhia. Cuidem-se os defensores da esquerda. A Croácia joga para a frente e a superioridade técnica do Brasil deve fazer a diferença, até em contra-ataques (e por que não?).
Os nomes dos jogadores croatas terminam em sua maioria por "c", letra que se pronuncia como "tch". Assim: Babic se diz "Babitch "; Klasnic se diz 'Klasnitch" e assim por diante.
Davon Sukker foi um dos maiores jogadores da Croácia, país criado com a divisão da Iugoslávia após a guerra do início dos anos 90. Sukker, que foi o artilheiro da Copa da França em 98, em recente entrevista a um jornal local, afirmou que a Croácia vai surpreender classificando-se na primeira fase em primeiro no Grupo F, acima de Brasil, Japão e Austrália.
Alem desta previsão, Sukker disse que a Inglaterra é a única seleção que pode parar o Brasil que é favorito nesta Copa 2006. Mas alerta que a Alemanha também está bem.
Nada dos Argentinos...
Ah, e falou tambem que Croácia e Espanha aparecem em segundo plano e podem surpreender (isso eu já falei em termos de Grupo F. Agora falo no geral dos resultados da Copa...).
Portanto, cuide-se Parreira, Ronaldos e parceiros. Ops, "parceiros" não, porque Romário não vai...

Monday, May 22, 2006

A Chegada na Europa


Brasil em solo Suíço.
Este fato marca oficialmente o início do "dolce far niente" nacional. Daqui até 09 de julho serão rápidos e improdutivos 48 dias, melhores ou piores à medida em que o Brasil avança na decisão da copa.
Mas tem sido assim nos últimos 56 anos - falo desde 1950 porque é uma data sempre lembrada e, para ser politicamente correto a menciono. Carnaval tem todo o ano e a república já se adaptou para o gozo-relâmpago do frenesí de momo para retomar o ciclo produtivo em meados de uma semana.
Copa da Mundo e diferente. Tem a cada 4 anos e depende de time. Este ano, na defesa do penta e na busca do hexa, fica tudo mais sério. Torcer é um ato de heroísmo. Ganhar dos argentinos e franceses é um ato de bravura. Afinal, talvez jamais saberemos o que seria o Brasil lutar e vencer numa guerra. Então nossa guerra é em campo. Melhor assim...
Quem não gostaria de dar um beijo "caloroso" no Adriano? Se foi assim na partida, como será na chegada com o caneco na mão?

A Velha Rivalidade = Argentina

Conflitos e acusações fazem da Argentina o maior rival do Brasil.
Conflitos em jogos domésticos, atritos entre atletas da mesma equipe e acusações de xenofobia e racismo fazem a Argentina chegar à Copa da Alemanha como uma rival ainda maior do Brasil. E também mais íntima dos brasileiros.
Contribuíram para esse cenário a presença de um trio argentino no Corinthians e desgastantes relações entre jogadores dos dois países numa mesma equipe, como a vivida entre os desafetos Adriano e Verón na Inter de Milão.
Os corintianos Carlitos Tevez e Mascherano, companheiros do zagueiro Sebá, que não foi convocado, abastecem o técnico José Pekerman com informações. Mascherano espalha em seu país que os brasileiros sentem-se desconfortáveis com o rótulo de favoritos.
"Não tinha idéia disso, aprendi morando no Brasil. Os brasileiros acreditam que quando chegam a uma Copa do Mundo como principais favoritos são derrotados", declarou o argentino, sem vaga de titular. "Não estou inventando nada, só repito o que escuto no Brasil", falou o volante corintiano.
Coincidência ou não, na semana passada Pekerman apontou o Brasil como único favorito a conquistar a Copa do Mundo. E a responsabilidade parece ter mesmo incomodado a seleção mais vencedora em Copas.
Dias após a declaração, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pediu aos comandados de Carlos Alberto Parreira que tomem cuidado para não serem derrubados pelo favoritismo.
Com outras afirmações, Mascherano pode ter contribuído para seus companheiros entrarem com mais gana do que os brasileiros, caso as duas seleções se enfrentem na Alemanha -podem fazer a final.
Durante o Nacional do ano passado, o argentino disse que ele e seus compatriotas eram tratados de maneira diferente em relação aos jogadores brasileiros. Tevez foi além e ameaçou deixar o Parque São Jorge por causa da suposta perseguição dos árbitros nacionais.
Ele colaborou para aumentar o clima de guerra entre jogadores dos dois países ao sair no tapa com Carlos Alberto e Marquinhos, seus colegas de time, pouco após desembarcar em São Paulo, no começo de 2005.
Recentemente, um disparo na direção dos arqui-inimigos foi dado por Adriano. Ele tornou público que nem sequer cumprimenta o volante Verón, fora do Mundial e seu colega na Inter. Os argentinos da equipe de Milão viraram alvo da revolta de colegas de Adriano que estarão na seleção. O meia Kaká é um deles. A amigos, o ex-são-paulino diz que os compatriotas de Verón fritam Adriano.
Outros personagens que estarão bem longe da Alemanha também colocaram mais tempero na rivalidade entre os dois países. São os casos de Grafite e do zagueiro Desábato, no episódio em que o argentino do Quilmes chegou a ser detido numa delegacia paulistana, acusado de ofensas racistas ao então atacante são-paulino.
A confusão no jogo do Morumbi teve reflexo imediato. Baiano, jogador do Boca Juniors à época, conta que quase foi agredido por companheiros de equipe por conta do caso.
Talvez motivadas por tantas demonstrações de animosidade, agências de publicidade apostaram em propagandas que têm o duelo entre Brasil e Argentina como centro das atenções para vender seus produtos. Na mais polêmica delas, Maradona aparece com a camisa da seleção brasileira, durante a execução do hino nacional.Tantas situações de conflito geram a expectativa de um confronto explosivo, caso o duelo ocorra em junho. Agora, Mascherano age como bombeiro. "Se jogarmos, não vamos entrar para provocar nem bater em ninguém", prometeu.
Essa é a velha catimba argentina. Mas neste ano não tem para eles...

Teste IV

Seguindo o esquema já estabelecido, mais um teste. Agora é a vez dos entendidos em seleções, respondam rápido:





Saturday, May 20, 2006

Teste III

Ai está o terceiro teste da série. Você é bom mesmo no futebol? Então responda rápido:






Friday, May 19, 2006

Tributo: Seleção 2002


Não poderia deixar de celebrar um tributo ao time do penta. O técnico não aparece na foto mas foi o Felipão, prá quem esqueceu...
Em pé: Lúcio; Edmilson; Roque Júnior; Gilberto Silva; Marcos; Kaká; Vampeta; Anderson Polga; Dida; Rogério Ceni e Belletti.
Agachados: Ronaldinho Gaúcho; Ronaldo; Roberto Carlos; Kleberson; Rivaldo; Cafu; Júnior; Ricardinho; Luizão; Edilson; Denilson e Juninho Paulista;
Em negrito aqueles que foram novamente convocados em 2006 para a campanha pelo hexa.

Thursday, May 18, 2006

Teste II

Responderam o TESTE I? Aí vai o segundo grupo de perguntas para os aficcionados. Responda mas lembres-se: precisa ser rápido, senão o risco de errar aumenta:






Wednesday, May 17, 2006

Convocados 2006

Situação complicada em outros anos cujas fortes especulações sempre "apimentavam" o momento de divulgação dos nomes, Parreira este ano teve muita tranqüilidade na coletiva à imprensa. Sempre há os que pensam que Marcos deveria receber uma chance, que Roque Junior é melhor do que Cris (isto eu concordo), mas não há nenhum figurão tipo Romário, Edmundo, Edilson, Falcão (sim, ele também não foi convocado por Cláudio Coutinho para a copa de 1978) ou preferido que pudesse ter sido perterido pelo técnico na lista.
Não tem ainda a lista dos convocados? Então clica no link e conheça os detalhes de cada um: http://www.selecao2006.blogspot.com/
Definidos os nomes, resta esperar que façam a sua parte. Os 11 titulares devem ser os da foto, cujos nomes estão logo abaixo. Os outros são os reservas mas formam uma seleção tão boa quanto esta aí da foto.

Tuesday, May 16, 2006

Teste I

Para quem é aficcionado do esporte bretão e conhece tudo de seleções, responda o teste. Quanto mais rápido, melhor. Se responder devagar, fica na dúvida e aí o erro e certo. Quem se arrisca?






Marcos (Cafu) Ergue o Caneco

Quem não se lembra desta cena? Imagem eternizada na nossa memória quando Cafu (Marcos Evangelista de Moraes), depois de uma copa fracassada na condição de favoritos absolutos em 1998, levanta o "caneco" que nos deu o penta na copa seguinte.
Aliás, falando na derrota de 1998, quando viajamos pela França em 2001, sentimos diversas vezes a gozação na cara dos franceses. Um dia um francês dum quiosque que vende filmes disse, num inglês muito pobre: "Ah, brasileiro? Então conhece Zidane!". Ora, quero que "zidanem"... Afinal, agora somos penta! Estamos mais perto do hexa do que eles do bi...
Bom, esse blog foi aberto hoje para registro das emoções e impressões antes e durante a Copa 2006.
À propósito, o nome "Que Venha o Hexa!" deixa margem para a continuidade do blog até que venha o sexto campeonato mundial, seja este ano ou em 2010 na África...
De qualquer forma, eu acho que o Brasil só perde esta copa da Alemanha para ele mesmo. Ou seja, só se não conseguir conciliar todas as forças em torno deste objetivo. Porque futebol tem de sobra.
E que venha o hexa!

Enquete Básica

Olá, visitante!
Para a brir o blog, vamos a uma pequena enquete. Perguntinha básica: