Batalha das Cervejas
Como hoje é sábado, vamos falar de um assunto tudo a ver com o dia: cerveja.
Os donos da casa ficaram "buzina" com a FIFA: mercado de marcas famosas de cerveja com nível de consumo entre os mais altos do mundo, os alemães tiveram que engolir o patrocínio da americana Budweiser na Copa por determinação da FIFA.
Na prática, significa que outras marcas locais ou internacionais não poderiam entrar nos estádios nem aparecer em propaganda oficial, ficando restritas aos bares e restaurantes.
Para quem acompanha este mercado, sabe que a Budweiser não tem um bom histórico de reputação. Quero dizer, além de ser uma cerveja sem gosto (para meu paladar) tem uma batalha jurídica pelo nome com a centenária cervejaria tcheca Budwar, dona da marca Budweiser na Europa.
Dizem os europeus, e eu acredito, que o nome foi, digamos, copiado pelos americanos indevidamente. Tanto que por lá a marca Budweiser não pode ser comercializada, tendo os americanos adotado o nome Bud em seu lugar (vide foto ao lado). Conhecem aquela história de pimenta nos olhos dos outros? Acho que não preciso dizer mais nada...
É a guerra das cervejarias de olho no mercado de bilhões de dólares.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home