Água X FIFA
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) recomendou neste domingo aos jogadores que participam desta Copa do Mundo que bebem água durante as partidas que vão disputar, mas de acordo com as regras estabelecidas pela instituição.
A Federação Inglesa (FA) perguntou à Fifa sobre a regulamentação que, no sábado, impediu seus jogadores de tomar água durante a partida contra o Paraguai (1-0) pelo Grupo B.
Os jogadores ingleses beberam 70 litros de água, mas habitualmente consomem uns 20 litros. A equipe médica da seleção disse que os jogadores perderam, cada um, entre dois e quatro quilos neste jogo.
A Fifa respondeu neste domingo, lembrando os cinco pontos que regulamentam a ingestão de líquidos durante as partidas.
1) Só é permitido beber água quando o jogo está parado.
2) A bebida só pode ser guardada em garrafas plásticas fornecidas pela Fifa e devem ser entregues aos jogadores nas linhas que delimitam o campo de jogo.
3) É proibido jogar garrafas e outras vasilhas no campo de jogo.
4) Os goleiros têm direito a guardar uma garrafa de plástico atrás do gol.
5) As garrafas plásticas podem ficar em volta de todo o campo, a um metro de distância de todas as linhas, sempre e quando não prejudicarem o desempenho dos árbitros assistentes.
Os jogadores ingleses reclamaram que foram impedidos de beber água suficiente para saciar sua sede na estréia contra o Paraguai, no sábado 10/09. A partida, vencida por 1 a 0 pela Inglaterra, foi disputada sob uma temperatura que rondava os 30 graus em Frankfurt.
"Houve várias vezes em que fomos às laterais do campo tentar beber água e, por algum motivo, não fomos atendidos", reclamou o meia Joe Cole, em entrevista coletiva neste domingo. "Não sei bem como isto funciona, mas acredito que é importante, nestas condições, bebermos água regularmente e temos que ser atendidos".
O assessor de imprensa da Inglaterra, Adrian Bevington, disse que os médicos da seleção estão preocupados com o acesso dos jogadores à água e que a Associação Inglesa de Futebol (FA) vai pedir explicações à Fifa.
A Inglaterra levou ao estádio 70 litros de água, quando normalmente leva 20. Segundo ele, um atleta que joga os 90 minutos costuma perder entre 2 e 5 quilos.
"Eu disse à nossa equipe médica que iremos entrar em contato com a Fifa a respeito. A Fifa e os árbitros têm que cuidar para que os atletas não fiquem desidratados. Durante as cobranças de escanteio, comemorações de gols, os árbitros poderiam dar alguns segundos para que os jogadores possam rapidamente matar a sede", disse o assessor.
Cole afirmou que a temperatura (máxima de 29 graus, durante a partida) está mais alta do que em na Copa de 2002, no Japão e Coréia do Sul, e da Euro-2004, em Portugal. Ele reconhece que a Inglaterra tem que se acostumar com o calor.
"Sem querer parecer que estamos dando desculpas, as condições influenciaram muito. Se você conversar com qualquer um dos rapazes, ele vai dizer que estava com a garganta seca e que estava muito difícil. Não estamos acostumados a jogar nessas condições. Mas temos que lidar com isso e melhorar. Na próximas partidas vamos estar muito mais preparados."
0 Comments:
Post a Comment
<< Home