Cabeças-de-Chave
Você sabe como são escolhidos os cabeças-de-chave entre as seleções classificadas para a Copa do Mundo? Não? Então preste bem atenção:
A Comissão Organizadora da Copa do Mundo da Fifa é quem decide os critérios para distribuir os quatro recipientes no sorteio as 32 seleções classificadas para as Copas, aqueles quatro globos que giram com as bolinhas dentro.
A avaliação para selecionar as seleções que são cabeças-de-chave nos grupos da Copa é feita levando em conta os resultados obtidos em edições anteriores do torneio e o ranking da Fifa. Critérios geográficos definem os outros globos do sorteio.
Desta forma, os cabeças-de-chave no Mundial da Alemanha são Brasil, Espanha, Alemanha, México, Argentina, Inglaterra, França e Itália.
A decisão da entidade máxima do futebol tem criado polêmica pois a Fifa já recebeu diversas críticas.
O técnico americano, Bruce Arena, afirma que a Concacaf tem um cabeça-de-chave na Copa que deveria ser os Estados Unidos, e não o México, que foi eliminado no último Mundial por sua seleção.
O critério também não satisfez à Holanda, que ficou fora do grupo dos favoritos apesar de ter concluído as eliminatórias de forma invicta. A República Tcheca, segunda melhor seleção do mundo, de acordo com o último ranking da Fifa divulgado, também não esteve entre os cabeças-de-chave no sorteio.
Outro critério analisado pela Fifa é o geográfico. A entidade prevê que não entrem em um mesmo grupo duas seleções pertencentes à mesma Confederação, com exceção da Europa, que conta com 14 equipes. Para isso, foram incluídas nove seleções européias que não são cabeças-de-chave no segundo globo do sorteio (Holanda, Suécia, Croácia, República Tcheca, Portugal, Polônia, Sérvia e Montenegro, Suíça e Ucrânia).
O terceiro globo conteve duas equipes sul-americanas (Equador e Paraguai), quatro asiáticas (Coréia do Sul, Japão, Arábia Saudita e Irã), uma da Oceania (Austrália), as outras seleções da Concacaf (Estados Unidos, Costa Rica e Trinidad e Tobago), além de cinco equipes africanas (Tunísia, Costa do Marfim, Gana, Angola e Togo).
A distribuição dos globos três e quatro é uma das questões que foram debatidas pela Comissão Organizadora da Copa do Mundo, porque também poderiam se juntar as duas sul-americanas, Austrália, e as cinco africanas na terceira copa.
A Alemanha, país-sede do torneio, é cabeça-de-chave do grupo A, e disputa a primeira fase em três estádios com grande capacidade: em Munique, Dortmund e Berlim. O Brasil, atual campeão, ocupa vaga no grupo F, e, desta forma, também joga nas cidades mencionadas, de forma a não cruzar ainda com os anfitriões até uma hipotética final entre as duas seleções.
Composição dos globos no sorteio dos grupos da Copa:
- Sorteio 1 (Cabeças-de-chave): Brasil, Espanha, Alemanha, México, Argentina, Inglaterra, Itália e França.
- Sorteio 2 (Europeus): Holanda, Suécia, Croácia, República Tcheca, Portugal, Polônia, Sérvia e Montenegro, Suíça e Ucrânia.
- Sorteio 3: Paraguai, Equador, Coréia do Sul, Japão, Arábia Saudita, Irã e Austrália.
- Sorteio 4: Tunísia, Costa do Marfim, Gana, Angola, Togo, Estados Unidos, Costa Rica, Trinidad e Tobago.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home